Identidade/Autonomia
Texto para trabalhar valores: ( trabalha também linguagem oral e escrita)" Uma Família Muito Especial"
Oi, muito prazer! Meu nome é felicidade. Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser feliz. Faço parte da vida daqueles que vivem cercados de pessoas como você, pois viver assim é ser feliz! Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem eé passado, amanhã é futuro e hoje é uma dádiva, por isso é chamado presente. Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do amor, que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.
Sou casada, sabiam? Sou casada com o tempo. Ah! O meu é lindo! Ele é responsável pela resolução de todos os meus problemas, constrói corações, cura machucados, vence a tristeza...
Juntos, eu e o tempo, tivemos três filhos: a amizade, a sabedoria e o amor.
A amizade é a filha mais velha, uma menina linda, sincera, alegra. A amizade brilha como o sol.
A amizade une as pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.A do meio é a sabedoria, culta e íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o tempo.
A sabedoria e o tempo andam sempre juntos!
O caçula é o amor. Ah! Como esse me dá trabalho! É teimoso, às vezes, só quer morar em um lugar...Eu vivo dizendo: amor, voçê foi feito para morar em dois corações, não apenas em um.
O amor é complexo, mas lindo, muito lindo!
Quando ele começa a fazer estragos, eu chamo logo o pai dele, o tempo, e aí o tempo sai fechando todas as feridas que o amor abriu!
Uma das pessoas mais importantes me ensinou uma coisa: tudo no final dá sempre certo; se ainda não deu, é porque não chegou ao fim.
Por isso, acredite sempre na minha família. Acredite no tempo, na amizade, na sabedoria e, principalmente, no amor.
Aí, quem sabe eu , felicidade, um dia, não bato na sua porta?!
( autor desconhecido)
Sugestões:
- Conversa informal sobre o tema valores.
- Trabalhar com listas de valores do texto e outros sugeridos pela turma.
- Confecção de cartazes com figuras que transmitam valores estabelecidos pelos grupos.
- Pesquisas de artigos ( jornal, internet) onde apareçam atitudes de valor ou de outras onde apareçam a falta deles.Debater com o grupo.
- Criação de regras de valores para serem aplicados em sala de aula.
- Produção escrita sobre a importãncia dos valores em nossas vidas e no mundo.
- Exposição dos trabalhos feitos pela turma à outros alunos da escola.