Sejam Bem Vindos!!!

Guimarães Rosa me disse uma coisa que jamais esquecerei, tão feliz me senti na hora: disse que me lia " não para a literatura, mas para a vida" .

Clarice Lispector








Trabalhandos os Eixos - Educação Fundamental I

  Aguardem atividades para cada eixo de ensino e integradas.













Identidade/Autonomia
Texto para trabalhar valores: ( trabalha também linguagem oral e escrita)


" Uma Família Muito Especial"

Oi, muito prazer! Meu nome é felicidade. Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser feliz. Faço parte da vida daqueles que vivem cercados de pessoas como você, pois viver assim é ser feliz! Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem eé passado, amanhã é futuro e hoje é uma dádiva, por isso é chamado presente. Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do amor, que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.

Sou casada, sabiam? Sou casada com o tempo. Ah! O meu é lindo! Ele é responsável pela resolução de todos os meus problemas, constrói corações, cura machucados, vence a tristeza...

Juntos, eu e o tempo, tivemos três filhos: a amizade, a sabedoria e o amor.

A amizade é a filha mais velha, uma menina linda, sincera, alegra. A amizade brilha como o sol.

A amizade une as pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.A do meio é a sabedoria, culta e íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o tempo.

A sabedoria e o tempo andam sempre juntos!

O caçula é o amor. Ah! Como esse me dá trabalho! É teimoso, às vezes, só quer morar em um lugar...Eu vivo dizendo: amor, voçê foi feito para morar em dois corações, não apenas em um.

O amor é complexo, mas lindo, muito lindo!

Quando ele começa a fazer estragos, eu chamo logo o pai dele, o tempo, e aí o tempo sai fechando todas as feridas que o amor abriu!

Uma das pessoas mais importantes me ensinou uma coisa: tudo no final dá sempre certo; se ainda não deu, é porque não chegou ao fim.

Por isso, acredite sempre na minha família. Acredite no tempo, na amizade, na sabedoria e, principalmente, no amor.

Aí, quem sabe eu , felicidade, um dia, não bato na sua porta?!

                                                                                                                    ( autor desconhecido)


Sugestões:

  • Conversa informal sobre o tema valores.

  • Trabalhar com listas de valores do texto e outros sugeridos pela turma.

  • Confecção de cartazes com figuras que transmitam valores estabelecidos pelos grupos.

  • Pesquisas de artigos ( jornal, internet) onde apareçam atitudes de valor ou de outras onde apareçam a falta deles.Debater com o grupo.

  • Criação de regras de valores para serem aplicados em sala de aula.

  • Produção escrita sobre a importãncia dos valores em nossas vidas e no mundo.

  • Exposição dos trabalhos feitos pela turma à outros alunos da escola.









Pesquisar este blog

Trabalho há 17 anos como professora atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Durante nove anos trabalhei com a realidade do ensino particular. Atualmente trabalho na rede pública de ensino.

Estou sempre reciclando meus conhecimentos, participando de cursos oferecidos à distância e outros oferecidos pelas prefeituras onde leciono.

Espero que gostem desse blog e participem mandando sugestões e participando dos diversos assuntos.



Beijos carinhosos!



Prof. Carla

Seguidores